"...tempo, tempo, tempo, mano velho..."

"...fique comigo, seja legal, conto contigo pela madrugada ..."

Tuesday, November 15, 2005

Zé Dirceu

Por Hélio Fernandes

Como Ademar de Barros, Dirceu é um homem honrado
Mas pensa que é Maquiavel

José Dirceu é um homem honrado. Mas DESINFORMADO. Mocissíssimo já não sabia de nada, acreditava que a guerrilha de uns poucos pudesse ameaçar ou até derrubar a ditadura. Só fez (ele e os companheiros) fortalecer o regime autoritário. José Dirceu lembrava aos "companheiros" que poderiam repetir o sucesso da Coluna Prestes, 40 anos antes.
José Dirceu é um homem honrado. Mas EQUIVOCADO. Trocado pelo embaixador dos EUA, foi para o exílio ou asilo, escolham à vontade. Mas preferiu Cuba que seria para ele o pior refúgio. Deveria ter ido para a Europa ou Estados Unidos, aproveitando para preencher as impressionantes lacunas de sua formação. Não era uma falha, estava apenas com 21 anos. Mas fugindo do autoritarismo, se escondeu no autoritarismo.
José Dirceu é um homem honrado. Mas DESCONTROLADO. Depois de peripécias diversas, de operação plástica para se esconder e outra para reaparecer, na primeira oportunidade mostrou toda a arrogância. Essa oportunidade surgiu já como presidente do PT, que ainda não era PT-PT. A legenda no Estado do Rio escolheu como candidato a governador um dos seus melhores personagens: Vladimir Palmeira. Além de ter sido sempre um obstinado na luta, foi também um dos trocados pelo embaixador. Dirceu teve medo de Vladimir, fez intervenção no diretório do Rio, matou o partido.
José Dirceu é um homem honrado. Mas DESLUMBRADO. Depois de derrubar Vladimir, se entregou à tarefa de dominar Lula. O que conseguiu com sucesso embora esse sucesso não se traduzisse em vitória nas urnas presidenciais. Com Dirceu como conselheiro maior, Lula perdeu a eleição de 1989, 1994 e 1998. E embora pareça absurdo, Lula só foi candidato nesse 1998 por causa da reeeleição comprada por FHC. Lula foi o primeiro a perceber que depois da reeeleição, a derrota garante a legenda para a eleição seguinte.
José Dirceu é um homem honrado. Mas ANESTESIADO. Sempre acreditou na força, para exibir e não para construir. Escreveu o roteiro do Poder e o roteiro do governo, reservando para si mesmo o papel de mais poderoso de todos. Para Lula destinou a exibição, que o presidente aceitou passiva e até maravilhadamente. Aparecer na televisão e se mostrar ao mundo como operário vitorioso, era tudo que Lula sonhava.
José Dirceu é um homem honrado. Mas FRACASSADO. Os que gozavam da intimidade do Planalto-Alvorada não gostam de confessar, mas ficavam assombrados. Dirceu chamava Lula de você, Lula chamava Dirceu de senhor. Isso já nas entranhas do Planalto-Alvorada, mesmo na presença de outras pessoas. Era uma das características principais da arrogância de Dirceu.
José Dirceu é um homem honrado. Mas COOPTADO. Chamado de primeiro-ministro pelo próprio Lula nos intervalos das conferências na televisão e das lições ao mundo nas viagens, o chefe da Casa Civil, se julgava absoluto. Não sabia de nada, nem mesmo que Waldomiro Diniz não era homem de confiança. Esqueceu que moraram juntos, nomeou Waldomiro para o lugar de honra ao seu lado, com força total. Quando apareceram as primeiras denúncias contra Waldomiro, não quis demiti-lo, dizem que não podia. Dirceu não sabia de nada, Waldomiro sabia demais.
José Dirceu é um homem honrado. Mas MENTIROSO. Igual a quase todos no PT-governo e no PT-PT, a legenda histórica que vinha em linha reta do PT. Entregou-se a todas as combinações espúrias, que inevitavelmente passavam pela sua porta, tinham seu aval, seu apoio, sua cobertura. Tudo isso que está aí não teria chegado ao ponto em que chegou, se Dirceu não tivesse mentido para Lula, para o País, para si mesmo.
José Dirceu é um homem honrado. Mas DESPRESTIGIADO. Demitido desonrosamente pelo próprio presidente Lula, o ex-poderoso Dirceu perambula, que palavra, pelas CPIs, Comissões de Ética, Justiça, sempre derrotado.
José Dirceu é um homem honrado. Mas CONTRADITÓRIO. Numa CPI garante: "Não serei cassado". Em outra, afirma: "Sei que serei cassado". Ainda mais longe: "É uma conspiração contra mim, por tudo o que represento". Num dia: "Serei um grande advogado". Anteontem: "Dentro de 6 meses vocês conhecerão um novo José Dirceu". Qual será? O guerrilheiro, o asilado, o cubano, o da operação plástica, do parlamentar inútil e inoperante até janeiro de 2003? O poderoso da Casa Civil ou o ainda arrogante de agora, já sem força nem Poder?
PS - José Dirceu é um homem honrado. Mas DESMISTIFICADO. Para quem esperava entrar na história como um personagem fascinante, está reduzido à versão mais pobre e desprezível de Ademar de Barros.
PS 2 - Num comício, entusiasmado, Ademar de Barros bateu no bolso e gritou: "Neste bolso nunca entrou dinheiro desonesto". E o povo: "Está de calça nova". Dirceu é um homem honrado. Só que está mais para Pinochio e Ademar de Barros do que para Julio Cesar ou Maquiavel.

Pensem nisso...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home