"...tempo, tempo, tempo, mano velho..."

"...fique comigo, seja legal, conto contigo pela madrugada ..."

Sunday, January 29, 2006

Túmulo do Soldado Desconhecido

Alguns dados sobre o serviço e exigências para que um militar se torne membro da guarda do Túmulo do Soldado Desconhecido do Cemitério de Arlington, em Washington, DC.

1. Cada membro da guarda dá exatamente 21 passos cada vez que percorre a extensão do túmulo. Esse número refere-se à saudação de 21 tiros de canhão, a mais alta honra prestada a um militar ou a um dignitário estrangeiro.

2. Antes de fazer meia-volta e regressar à posição inicial o soldado pára durante 21 segundos, novamente em referência aos 21 tiros.

3. Suas luvas permanecem umedecidas durante todo o período de serviço, para evitar que o fuzil escorregue de suas mãos.

4. O soldado carrega seu fuzil sempre no ombro oposto ao lado em que se encontra o túmulo. Após a marcha de 21 passos executa meia-volta, movimenta o fuzil para o ombro oposto e retorna à posição inicial.

5. A guarda é trocada a cada meia hora, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

6. As exigências para se tornar membro da guarda são as seguintes:

Ter altura entre 1,80 e 1,90 metros e medida de cintura não superior a 80 centímetros.

Dedicar dois anos de sua vida à guarda do túmulo e viver em alojamento localizado sob ele.

Não beber bebida alcoólica em serviço, nem nas horas de folga, pelo resto da vida.

Não proferir palavras de baixo calão em público, pelo resto da vida.

Não envergonhar, de nenhuma forma, seu uniforme ou o túmulo.

7. Após dois anos na guarda o militar conquista o direito de utilizar um distintivo em seu uniforme, significando que prestou aquele serviço. Caso deixe de cumprir alguma das exigências perde o direito ao uso. Até a presente data apenas 400 militares o receberam.

8. Os sapatos da guarda são fabricados especialmente para utilização em serviço. As solas são bem grossas, para evitar que os pés dos militares sofram os efeitos do calor e do frio. Há placas de metal que se estendem desde o salto do sapato até a parte posterior dos calcanhares, de forma a provocar um forte som metálico cada vez que o militar bate os pés no chão.

9. Os uniformes não podem apresentar rugas, dobras ou fiapos. Os militares da guarda vestem seu uniforme em frente a um espelho que permite examinar o corpo inteiro.

10. Nos seis primeiros meses de serviço o militar não pode falar com ninguém, nem assistir televisão. Todo seu tempo de folga é utilizado para memorizar os nomes das 175 pessoas cujos restos mortais estão preservados no túmulo. Os membros da guarda devem saber quem são eles e o local em que estão enterrados. Dentre os mais conhecidos encontram-se o presidente William H. Taft, o lutador de boxe Joe E. Lewis e o soldado Audie Murphy, recebedor da Medalha de Honra do Congresso, o mais condecorado da Segunda Guerra Mundial e que posteriormente fez fama como artista de Hollywood.

11. Cada membro da guarda gasta cerca de cinco horas por dia mantendo seus uniformes prontos para o serviço.

12. Em 2003, quando o furacão Isabelle estava se aproximando de Washington, DC, o Congresso Nacional interrompeu os trabalhos por dois dias, preparando-se para a chegada da tempestade. As principais redes de televisão anunciaram que, em razão dos riscos trazidos pela passagem do furacão, os integrantes da guarda do Túmulo do Soldado Desconhecido seriam autorizados a suspender o serviço. Eles, respeitosamente, recusaram a oferta. Completamente molhados, marchando sob uma chuva intensa, típica de uma tempestade tropical, disseram que guardar o Túmulo não é apenas um serviço, é a mais alta honra que pode ser oferecida a um militar.

13. O túmulo é guardado permanentemente, 24 horas por dia, desde 1930.



“CONCEDA-LHES, SENHOR, O DESCANSO ETERNO E PERMITA QUE A LUZ PERPÉTUA BRILHE SOBRE ELES”.

1 Comments:

At 1:09 AM, Anonymous Anonymous said...

Eras Fernando, te desejo td de bom viu?! Mt sorte, e que realmente te dê mt bem lá na Itália, vou sentir tua falta, mas como é pro teu bem eu tô torcendo mt por ti!!
E espero que não esqueças da minha existência e venhas tu e a Neuza me visitar ok?!
Beijokas =***

 

Post a Comment

<< Home