Comentário de Arnaldo Jabor no Jornal Nacional da Rede Globo de 29.07.2005
Nessa crise, falamos de ética mas esquecemos de uma coisa importante: a burrice. Dirigentes do PSTU, PC do B, pastoral operária, do próprio PT e intelectuais conhecidos se reuniram e concluíram que a solução é mudar a política econômica do governo. É espantoso.
Ninguém fez crítica nem auto crítica sobre essa "revolução leninista-corrupta" para criar um caixa 2 imenso, eternizar o PT no poder e eleger depois Dirceu em 2010. Acham que o inimigo é o Palocci, a única área inteligente nesse governo que mantém a inflação sob controle.
É política econômica recessiva? Sim. Mas é a única possível num governo que não passou uma só medida que permitisse baixar juros, tais como cortar gastos públicos, reformar tributos e criar condições de crescimento.
Passaram dois anos armando esse golpe bolchevista ridículo que agora explodiu. O perigo está no horizonte: Lula cortejando populismo, radicais subindo no PT e ataque ao Palocci. Já imaginaram esses trapalhões na economia? Só não ia faltar comida para eles, que comem capim.