Mensalão XIV
Tomara que realmente não termine em pizza:
Quarta, 31 de agosto de 2005, 20h48
Relatório das CPIs confirma existência do mensalão
O relatório que será apresentado nesta quinta-feira pelas CPIs dos Correios e do Mensalão confirma a existência do pagamento de mesadas a deputados, seja mensal ou não. Antecipado pelo Jornal Nacional, o documento pede a cassação de 18 deputados por quebra de decoro parlamentar.
Na opinião final das comissões, mesmo os deputados que alegaram que já não exerciam o mandato na época em que foram acusados de participar do esquema serão cassados. Segundo o relatório das CPIs, apesar de não estarem legislando, os deputados tiveram as suas campanhas financiadas por dinheiro proveniente de caixa dois, o que compromete a candidatura. A atitude é tomada como agressão ao estado democrático de direito.
O ex-ministro José Dirceu (PT) está entre os que apresentaram a sua defesa nesse sentido. nesta quarta-feira, ele pressionou o relator da CPI do Mensalão, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), dizendo que vai ao STF para defender o seu mandato. Nas 53 páginas do relatório, há um capítulo especial para Dirceu.
O relatório também ressalta que está comprovada a utilização de diretorias de estatais para garantir candidaturas, o que foi comprovado pelo próprio deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).
Segundo o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), a pena provável para os deputados é a cassação, mas ele ressaltou que o Conselho de Ética é quem vai definir sobre as punições.
Redação Terra